CONSTRUÇÃO CIVIL LIDERA CASOS DE CHOQUE ELÉTRICO
- Marcos Anelo
- 6 de ago. de 2019
- 1 min de leitura
No Brasil, a construção civil respondeu por 55% dos casos de choque elétrico registrados em 2018. Foram 89 acidentes fatais registrados no país, em atividades de construção, envolvendo energia elétrica.
Segundo especialistas em segurança, guardar a distância correta da rede elétrica e manter a atenção às atividades executadas são as principais medidas de prevenção dos acidentes com a energia nos canteiros de obra.
“De maneira geral, se a construção estiver a uma distância abaixo de cinco metros da rede elétrica, é necessária uma avaliação e a adoção de medidas preventivas, Caso a distância seja muito pequena - abaixo de 1,38m da alta tensão - é necessário mudar o projeto”, alerta o gerente de Segurança da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Alessandro Maffei da Rosa.
Outras orientações importantes são utilizar os equipamentos de proteção individual; tomar cuidado na movimentação de estruturas metálicas; evitar o contato da fiação com ambientes úmidos. Já as emendas e conexões devem ser feitas com material próprio para este fim.

Comments